sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

'Le Monde' escolhe Lula como 'Personalidade do ano 2009'


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito "Personalidade do Ano 2009" pelo jornal francês "Le Monde". A publicação, que concede o prêmio pela primeira vez em sua história, afirma que Lula é "símbolo do equilíbrio entre os hemisférios Norte e Sul". Na semana passada, Lula recebeu a mesma homenagem do jornal espanhol "El País".

O jornal francês destaca o passado sindicalista do presidente, sua luta contra as desigualdades sociais e a defesa do meio ambiente. Segundo o "Le Monde", Lula mudou a cara da América Latina e transformou o Brasil em uma potência.

A dificuldade, segundo a publicação, foi decidir critérios para a escolha que se diferenciassem das eleições feitas por outros veículos de comunicação.

Além de descartar as personalidades mais óbvias, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram deixadas de lado personalidades polêmicas, como Vladimir Putin e sua tentativa de reconstruir o império soviético, e Mahmoud Ahmadinejad, com seus atos e suas palavras que atacam o Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário