quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Busca de avião da FAB é feita com mesmo modelo usado para achar Airbus

As buscas pelo avião da FAB (Força Aérea Brasileira) desaparecido na manhã desta quinta-feira (29) quando partiu de Cruzeiro do Sul (AC) continuarão mesmo após anoitecer na região. Uma aeronave R-99 do mesmo modelo usado nas buscas dos destroços Airbus da Air France, desaparecido no oceano Atlântico em maio deste ano, será usado para localizar o avião da FAB na região amazônica. Esse avião consegue fazer localizações por meio do calor e de metais, por exemplo.

A aeronave leva 11 pessoas entre tripulantes e passageiros, que são funcionários da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), órgão do Ministério da Saúde.

O avião, um C-98 Caravan, decolou às 8h30 (horário local) e deveria pousar às 10h15 em Tabatinga (AM) levando um enfermeiro e seis técnicos de enfermagem da Funasa. Eles seguiriam de Tabatinga até Atalaia do Norte de barco para participar de uma campanha de vacinação do ministério em áreas de difícil acesso.


Até o anoitecer na região de buscas, por volta das 18h (20h em Brasília), as buscas são feitas por uma aeronave C-105 Amazonas, que decolou de Manaus com dois médicos, dois enfermeiros, além de 32 militares da equipe de resgate.

Dois helicópteros H-60 estão realizando voos na região para tentar localizar algum sinal do avião. A FAB montará uma base de operações de buscas na cidade de Cruzeiro do Sul (AC).

O C-98 Caravan foi fabricado pela Cessna nos EUA, como informa o site da FAB. Trata-se de um avião que começou a ser desenvolvido no início dos anos 1980 para transporte de pequenas cargas e passageiros em distâncias curtas.
A velocidade máxima é de 341 km/h e pode transportar um piloto e levar de nove a 14 pessoas. Vazio ele pesa 1.748 kg e pode carregar até pouco menos de duas toneladas e voar com 3.630 de carga máxima.
No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e para transporte médico na região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário