quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão atingiu, no total, 18 Estados do Brasil




Causa do blecaute foi queda de três linhas de transmissão, de acordo com Márcio Zimmerman


De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão ocorrido no final da noite de ontem atingiu, no total, 18 Estados do país (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte). Desde a madrugada de hoje, técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico fazem uma varredura no sistema, para verificar a existência de possíveis falhas.

Márcio Zimmerman, secretário executivo do ministro de Minas e Energia, informou no início da manhã desta quarta-feira que a causa do blecaute nacional que afetou 12 Estados do país, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi a queda de três linhas de transmissão entre o Paraná e São Paulo. Duas linhas ligam a cidade de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e a outra fica entre Itaberá (SP) a Tijuco Preto (SP), e Zimmerman informou que as causas foram "condições meteorológicas diversas".

Zimmerman explicou que as três linhas não caíram, tendo sido desligadas em razão de condições meteorológicas adversas (frente fria, chuvas e ventos fortes) na região de Itaberá, descartando qualquer possibilidade de sabotagem, ainda que a queda tripla de linhas de transmissão seja inédita no Brasil. Para ele, não é possível comparar o ocorrido com 2001, pois naquele ano “era falha de energia. Naquela época não tinha investimento em transmissão e geração de energia, não tinha geração suficiente para atender".

Nenhum comentário:

Postar um comentário