quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Assessor de Ahmadinejad acusa filha de colaborar com oposição

Teerã, 14 out (EFE).- Mahdi Kalhor, assessor do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e pai de uma cineasta opositora que pediu asilo político na Alemanha, acusou a filha de trabalhar com a oposição que critica o regime.

A jovem, chamada Nargues Kalhor, está atualmente na cidade alemã de Nuremberg, onde participa do Festival de Cinema e Direitos Humanos dessa localidade, com um filme que fala sobre a tortura.

A direção do festival anunciou na terça-feira à noite que a jovem tinha solicitado asilo político, notícia que depois foi repercutida pela agência iraniana "Irna".

"É mais um caso mais da guerra branda que os opositores do Governo e da República Islâmica iniciaram", afirmou Mahdi Kalhor, assessor de Ahmadinejad para questões relacionadas aos meios de comunicação.

"Separei-me de minha ex-mulher há vários anos, por seu desejo e por divergências políticas", disse o assessor, em declarações divulgadas pela "Irna".

Mahdi Kalhor admitiu que sua ex-mulher é uma ferrenha opositora de Ahmadinejad e afirmou que, desde que terminaram a relação, a filha foi morar com a mãe.

Nargues expressou em diversas ocasiões seu apoio ao movimento verde, de oposição reformista, que denuncia uma fraude maciça a favor de Ahmadinejad durante as eleições presidenciais de 12 de junho.

Durante a repressão dos protestos, cerca de 30 pessoas morreram - segundo números oficiais - e aproximadamente 4 mil ficaram detidas.

A oposição reformista eleva para 72 o número de vítimas fatais e denuncia torturas nas prisões.

Anos atrás, o filho mais velho do ex-chefe da Guarda Revolucionária e ex-candidato conservador moderado à Presidência, Mohsen Rezaei, já havia surpreendido a sociedade iraniana ao pedir asilo nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário