segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Guerra entre traficantes e polícia deixa 19 mortos


Imprensa mundial afirma que conflito coloca em xeque segurança para os Jogos Olímpicos de 2016 no RJ

A guerra entre traficantes e policiais cariocas atingiu um helicóptero, ônibus incendiados e 19 mortos, neste final de semana. Os confrontos tiveram início quando criminosos do morro São João tentaram invadir o morro dos Macacos, em disputa pelos pontos de venda de droga.

A polícia sabia da possibilidade do conflito e PMs foram destacados para a principal entrada do local ainda no fim da noite da última sexta-feira. Porém, a Secretária de Segurança Pública enfatiza que planejou a ação e optou por não agir de madrugada, justamente para preservar a vida de civis.

No entanto, na manhã do sábado os PMs entraram no morro com apoio de um helicóptero Águia, que explodiu após ser atingido por tiros de bandidos. Dos seis policiais que estavam a bordo, dois morreram e dois sofreram queimaduras, sendo que um está internado em estado grave.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, confirmou que novos confrontos entre os traficantes podem se repetir e ressaltou que as armas suspeitas de derrubar o helicóptero estão um fuzil 762 e uma metralhadora calibre 50.

Já o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o confronto no Morro dos Macacos não muda a estratégia de enfrentamento do Estado. A pedido de Lula, o ministro da Justiça, Tarso Genro, ofereceu o envio de homens da Força Nacional de Segurança para conter a violência no Rio.

Porém, o governador Sérgio Cabral, afirmou que ainda não é necessário o reforço policial e prometeu pensar em outra opção para repor a frota. Diante da gravidade do caso, a PM montou um gabinete de crise, as folgas de policiais foram suspensas e dois mil homens estão mobilizados na região.

Confronto

Neste domingo, duas pessoas morreram, quatro foram presas e 300 quilos de maconha foram apreendidos durante uma ação do Bope no Jacarezinho. No Morro dos Macacos o clima ainda é de tensão e a comunidade segue cercada pela PM e todos os veículos que entram ou saem são revistados.

A vice-presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Vila Isabel, Ana Tinelli, relatou que os moradores da região ouviram tiros durante toda a madrugada e tensão aumentou com a chegada da polícia.

O Clube de Cabos e Soldados da PM do Rio oferece R$ 2 mil a quem tiver informações que levem a captura do responsável pela queda do helicóptero. O valor da recompensa vem da receita da própria instituição e visa mobilizar a sociedade civil para reagir contra a violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário