quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dificuldade de contato é principal reclamação contra call centers, diz MJ

Um levantamento do Ministério da Justiça, feito com exclusividade para o Jornal da Globo e divulgado nesta terça-feira (13), mostra que muitos consumidores estão insatisfeitos com os serviços de atendimento ao consumidor das empresas (SACs). A dificuldade do contato é a principal reclamação. Segundo a pesquisa, a área da telefonia encabeça a lista.


A pesquisa mostra, ainda, que a lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), aprovada há quase um ano, ainda está longe de ser cumprida por todas as empresas. De dezembro de 2008 a julho desse ano, 7.984 reclamações foram registradas em Procons de 23 estados e do Distrito Federal.

Mais de 50% dos registros feitos nos serviços de defesa do consumido de todo o país se referem a telefones fixos e celulares. De acordo com o levantamento, o serviço de atendimento ao cliente das operadoras de celular está em primeiro lugar, com 28,6% das reclamações.
As empresas de telefones fixos vêm em seguida, com 28,2%. Em terceiro lugar está o de cartões de crédito, com quase 18%, e em quarto, o dos bancos. As principais queixas são em relação à falta de comunicação com a empresa, a dificuldade de cancelar o produto e a falta de qualidade do atendimento.

“As empresas têm que se adequar, a bem da verdade, vêm se adequando, mas a passos de tartaruga. O consumidor tem que reclamar, ele é o nosso aliado. Através da reclamação, nós vamos atuar, no momento que ele precisa", disse José Teixeira Fernandes, subsecretário do Procon-RJ.Tentativas
O professor Leandro da Matta queria um serviço mais barato e moderno. Ele resolveu trocar de operadora do telefone de casa. Ganhou uma conta para pagar e uma tremenda dor de cabeça. Depois que o aparelho oferecido pela outra empresa foi instalado, ele descobriu que no bairro onde mora o sinal não pegava.

“Veio até um técnico da empresa na minha casa e disse que era pra eu devolver o telefone e voltar para a minha empresa”, contou ele, que disse, ainda, que tentou ligar mais de 20 vezes para o call center da empresa. “Eu não consigo entender como, se meu telefone não fazia ligação nenhuma, eu receber uma conta por um serviço que não me

Nenhum comentário:

Postar um comentário